Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2007

COMO SURGIU A ADORAÇÃO A MARIA

A falsa adoração a uma deusa-mãe, rainha dos céus, senhora, madona etc. teve início na antiga Babilônia e se espalhou pelas nações até chegar a Roma. Os gregos adoravam Afrodite; em Éfeso, a deusa era Diana; Isis era o nome da deusa no Egito.

Milhares desse tipo de adoradores "aderiram" ao catolicismo em Roma para ficarem mais próximos do poder, haja vista que o Império Romano no século III adotou o cristianismo como religião oficial. Então, esses "cristãos" nominais levaram suas práticas idólatras e pagãs para a Igreja de Roma. Em vez de coibir o abuso e conduzir os fiéis pelos caminhos da fé exclusiva em Deus, os líderes do catolicismo romano contemporizou a situação: aos poucos as imagens pagãs foram substituídas por imagens cristãs; os deuses pagãos, substituídos pelos deuses cristãos (os santos bíblicos) e, na esteira desse sincretismo religioso, a Santa Maria surgiu como "Mãe de Deus", "Senhora", "Sempre Virgem", "Concebida sem Pecado", "Assunta aos céus", "Mediadora e Advogada", Co-Redentora.

Na seqüência de atos tendentes à cristianização do paganismo, foram dogmatizadas ou proclamadas as seguintes crendices pela Igreja Católica Romana:

  1. 0 culto aos santos é reconhecido publicamente no ano 370 por Basílio de Cesaréia e Gregório de Nazianzo.
  2. No ano 400, iniciadas as orações pelos mortos.
  3. Trinta e um anos depois, Maria é proclamada "Mãe de Deus"
  4. Em 789, inicia-se o culto das imagens e das relíquias.
  5. A "Assunção de Maria" é festejada pela primeira vez, em 819.
  6. No ano 880, tem início a canonização dos santos.
  7. No ano 1220, adoração à hóstia;
  8. Em 1229, os leigos são proibidos de ler a Bíblia.
  9. Em 1311, dá-se início à Procissão do Santíssimo Sacramento e à oração da Ave-Maria.
  10. Em 1546, declaração de que a Tradição tem autoridade igual à da Bíblia.
  11. Em 1950, a assunção de Maria transforma-se em artigo de fé.

Além desses atos, as rezas da Ave-Maria chamam-na de "Sempre Virgem", "Rainha", "Advogada", ''Mãe de Deus", Concebida Sem Pecado. Então, iremos examinar um por um esses títulos à luz da verdade contida na Palavra de Deus, lembrando que a Bíblia é a única regra de fé e prática do cristão.

Related Posts with Thumbnails