Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Sem-terra ocupam fazendas do reverendo Moon no MS

Cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam desde a sexta-feira (27) as fazendas Jamaica e Jangada, pertencentes ao reverendo Moon, líder da Igreja da Unificação, com sede nos Estados Unidos. Os ocupantes aguardavam há dois anos o assentamento nas terras, no município de Jardim, Mato Grosso do Sul. A área de 5 mil hectares foi desapropriada pelo Incra, mas ainda não foi liberada para a reforma agrária.
Os acampados são ligados à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Eles trancaram as entradas e saídas da propriedade e querem a demarcação da terra.
O imóvel pertencia ao sul-coreano Sun Myung Moon, presidente da internacional Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial. O reverendo Moon e sua seita religiosa têm se envolvido em numeroso escândalos ligados a negócios suspeitos. Esteve preso nos EUA, por sonegação fiscal, até 1985. Tem sido acusado de traficante de armas e drogas, criador de um culto da personalidade, especialista em lavagem cerebral e lavador de dinheiro, com conexões especiais com a direita americana, de que é um fiel aliado. As fazendas eram usadas em seminários dos seguidores da seita.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul (Fetagri-MS), Geraldo Teixeira de Almeida, a parte do Incra foi feita, mas a Justiça do estado vem impedindo o assentamento das famílias. "Os trabalhadores não querem esperar a chegada do período das chuvas porque precisam começar a trabalhar na terra", explicou o sindicalista.
Na opinião do secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, é fundamental que o governo limite a propriedade de terra no Brasil, seja para brasileiros ou estrangeiros, garantindo, assim a redistribuição de terras. "Precisamos expandir com o processo de reordenamento fundiário, senão não conseguiremos resolver o problema social, econômico e ambiental do País", ressalta.

Fonte: Agência Contag de Notícias

Related Posts with Thumbnails