Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2007

Índia celebra festival do deus elefante Ganesh com forte esquema de segurança

Nova Délhi, 15 set (EFE).- Com o desfile de carruagens de uma das divindades hindus mais populares, o deus elefante Ganesh, a Índia inicia hoje a realização de um festival religioso de dez dias que este ano ocorre em meio a fortes medidas de segurança.

"Pode ser que os terroristas ataquem Hyderabad, Bangalore ou Mumbai, por isso temos que estar preparados", disse K.L. Prasad, delegado de Mumbai, citado pelo canal de televisão privado "NDTV".
Cerca de 4 mil agentes serão destacados pelas ruas da capital comercial da Índia, após o alerta levantado pelos ataques terroristas que mataram 42 pessoas na cidade de Hyderabad, no sul do país, em 25 de agosto.
Cidades como Mumbai e Pune, também situada no estado de Maharashtra (leste), realizam esta animada festa que inclui a instalação de tendas para a adoração do deus, a fabricação de efígies de Ganesh em barro e o som dos tambores que acompanha a dança das multidões.
Diz a mitologia hindu que Ganesh, divindade da sabedoria e da prosperidade, filho dos deuses Shiva e Parvati, impediu a passagem de seu pai enquanto sua mãe tomava banho, como ela o tinha ordenado.
Enfurecido, Shiva cortou a cabeça de Ganesh. Para reparar seu erro, colocou no filho uma cabeça de elefante, fisionomia com a qual é adorado ainda hoje na Índia.
A realização do festival no calendário hindu coincide com o mês do Ramadã, que começou nesta sexta-feira e que é respeitado pela minoria muçulmana da Índia.

EFE

Related Posts with Thumbnails