Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Identificando as Seitas e Heresias

Roberto de Alcantara Laurindo


Introdução
À medida em que se inicia um novo milênio, uma verdadeira explosão de movimentos religiosos acontecem ao redor do Mundo, dividindo opiniões, famílias, Igrejas e levando milhares de almas sedentas por encontrarem respostas em relação a tantos problemas, a seguirem seus ensinamentos que juram, são os únicos verdadeiros... Por falar em verdadeiros, o próprio Jesus advertiu seus discípulos sobre o surgimento futuro de falsos Profetas que iriam se passar por cordeirinhos, porém seriam verdadeiros lobos devoradores, que enganariam a muitos introduzindo no seio da Igreja falsos ensinamentos e práticas que em nada se assemelhariam com os genuínos mandamentos de Deus. Em meio a esse quadro assustador de aparecimento de novas tendências religiosas, surgem o que chamamos de Seitas e Heresias, que na verdade são deturpações dos ensinamentos bíblicos ou até mesmo uma tentativa de estorsão de dinheiro às custas do Nome de Deus. Veremos as principais características das chamadas Seitas e Heresias que infelizmente se espalham dia-dia em nosso meio, oferecendo falsas soluções, falso amor e um mentiroso caminho a seus pobres seguidores...

01-O que é uma Seita?
A palavra "Seita" significa "partido" ou "corrente de pensamento". Entretanto, hoje, indica um movimento que segue um ou mais líderes humanos que deturpam ou desprezam a Palavra de Deus. Geralmente,seus seguidores se caracterizam por acreditarem Ter recebido alguma revelação, alguma coisa que os fazem pensar serem os únicos detentores de toda verdade. Também acreditam fiélmente em um líder, que sobre os mesmos exerce toda autoridade.

02-O que é uma Heresia?
A palavra "heresia" vem do grego "haíresis" e significa, basicamente falso ensino, ou seja, um ensinamento doutrinário que não concorda com os ensinamentos da Bíblia, pelo contrário, tenta distorcer ou interpretar erroneamente o que na palavra de Deus está escrito. As heresias são pregadas e ensinadas pelas diversas Seitas existentes. EX: Purgatório, reencarnação, etc.

03-Quais os critérios para se identificar uma Seita?
A) Qualquer movimento que nega as doutrinas fundamentais do Cristianismo que são:
*Trindade: Deus, Jesus e o Espírito-Santo são a mesma pessoa. (João 10: 30)
*Justificação: O sangue de Cristo derramado na Cruz nos torna justos e perdoados.
*Expiação: Cristo morreu na Cruz em meu lugar para me salvar. ( João 3:16)
*Regeneração: O perdão para os pecados (I João 1: 8-9)
*Santificação: Buscar viver o que aprendo na Bíblia (Hebreus 12:14)
*Ressurreição: A morte em Cristo é uma passagem para o céu ( João 11: 25-26)
*Volta de Cristo: Jesus voltará para julgar o Mundo ( Mateus 25: 31-46)
*Salvação pela graça: Só sou salvo pela graça de Deus e não por meus próprios esforços (Efésios 2: 7-10)

Não devemos discutir assuntos secundários, tais como: Modo do Batismo (imersão ou aspersão), interpretações
apocalípticas (pré-milenismo, milenismo, etc.), usos e costumes (saia ou calsa comprida), etc. Essas questões, por mais importantes que sejam, não interferem na Salvação de ninguém, desde que o coração e a vida estejam entregues inteiramente à Jesus Cristo.

B) Qualquer grupo ou entidade que adicione, retire ou interprete a Bíblia segundo suas próprias vontades.
Não basta crer na Bíblia. É necessário crer Somente na Bíblia como única fonte de revelação Divina! Nada pode ser colocado ao lado da Bíblia como fonte de revelação Divina. Nenhuma "experiência religiosa", nenhuma "Profecia", nenhuma "revelação ou visão" tem capacidade de igualar-se com as Sagradas Escrituras, ou seja, a Biblia.
Ver João 17:17, Apocalipse 22:18-19

C- Qualquer movimento que pregue a prática de boas obras para alcançar a salvação.
Ver Efésios 2: 7-10

D- Qualquer grupo que ensina não haver salvação for a de seu sistema religioso.
Jesus não é Batista, Assembleiano, Presbiteriano, Luterano, Espírita ou Católico. Somente entrará no Céu aquele (a) que aceitar o sacrifício realizado por Cristo na Cruz, obedecendo sua palavra, entregando a vida e o coração em suas mãos.
Ver Atos 4:12

04-Quais são as táticas usadas pelas Seitas?
A)Aliciação: Esta é a maneira que as Seitas têm de seduzir as pessoas (refeições gratuitas, acampamentos, presentes, etc).
B)Muito interesse pelas pessoas: As pessoas aliciadas pelas Seitas são muito bem tratadas e valorizadas.
C)Isolamento: As Seitas isolam seus membros dos contatos normais da vida: Família, amigos, trabalho e Escola coisas que nos ajudam a avaliar nossas decisões, devem ser ignoradas.
D)Enfatização da figura do líder: O líder é o Juiz absoluto sobre a vida de seus seguidores.
E)Bombardeio intellectual: Prometem resposta para todas as perguntas.

05-Por que aumenta o número de Seitas?
A)Imaturidade espiritual das pessoas
B)Trata-se de uma Profecia bíblica. Mateus 24: 4-5/12

06-Como ficar imune ao poder das Seitas?
a)Se filiando a uma Igreja séria, cuja regra e prática seja a Bíblia, a Palavra de Deus.
b)Não obedecer ensinamentos humanos ou doutrinários, que não estão escritos na Bíblia.
c)Seguir somente a Jesus, fazendo do Senhor um referêncial de vida . I Coríntios 11:1

Conclusão
Temos presenciado o surgimento de vários líderes e entidades religiosas pelo Mundo inteiro. Esses acreditam ser os "novos mensageiros de Deus", deturpam sua palavra e enganam as pessoas com suas práticas e costumes que em nada tem a ver com os ensinamentos do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Com certeza, também existe uma Seita ensinando heresias perto da sua Casa, Escola, Emprego, enfim, estamos cercados de lobos devoradores que buscam constantemente desviar a nossa fé. Ao invés de seguir a esses, que na verdade nada mais são do que os chamados falsos Profetas previstos por Cristo, você deve adorar, servir e seguir a Deus tendo como fonte de revelação e auxílio a sua Palavra, isto é, a Bíblia Sagrada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dias, Arival. Revista Educação Cristã, Entendendo as Religiões hoje.Socep. Volume XVIII- São Paulo (SP)- 1992
Gilberto, Antônio. Lições Bíblicas Maturidade Cristã.
CPAD- São Paulo- 1992

Related Posts with Thumbnails