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sábado, 3 de janeiro de 2009

A Igreja e o candomblé

Airton Evangelista da Costa

O namoro do catolicismo com o Candomblé, na Bahia, é um fato inegável.
Há períodos em que essa aproximação está maior, mais próxima de uma
festa nupcial. De quando em vez, uma ruptura, uma desenlace, um
desentendimento, tudo dependendo do grau de liberalismo do bispo
local.
Tenho as minhas dúvidas se a maioria do povo católico aceita de bom
grado esse conchavo. Seria um bom motivo para se fazer uma pesquisa de
opinião, neste Brasil tão carente de estatísticas.
A verdade é que uma das razões de alguns ou de muitos concordarem com
essa tolerância religiosa é o desconhecimento do real significado do
Candomblé. Primeiramente, devemos saber que o Candomblé, Umbanda,
Quimbanda (para ficarmos só nestes) são práticas espíritas, e como tal
condenadas por Deus.
A autoridade suprema no Candomblé - festa religiosa de origem
africana, dos iorubas, povo africano do sudoeste da Nigéria - é o
Babalorixá, pai-de-santo, babá ou babalaô. Ele é o mestre, guia e
chefe de um terreiro, encarregado de dirigir o culto aos Orixás, Mas
quem são os Orixás? Que são essas entidades a quem os candomblecistas
prestam culto e adoram? Vejamos alguns conceitos extraídos da
Enciclopédia BARSA, 1977.
a) "A liturgia do candomblé reverencia a memória dos orixás, praticada
por aqueles que se acreditam seus descendentes, como forma de trazer
seus espíritos de volta ao convívio dos vivos pela reencarnação
durante o culto. O nome orixá se aplica às divindades trazidas ao
Brasil pelos negros escravizados da África ocidental. Entre os
escravos, orixá foi traduzido por santo, em analogia com os santos
católicos, expediente destinado a proteger o culto contra a
intolerância oficial. As cerimônias de invocação aos orixás se
realizam nos terreiros".
b) "Cada orixá é reverenciado com suas cores, insígnias e comidas
características, danças e gritos de saudação. Algumas das principais
entidades dos cultos afro-brasileiros são: Ogum, irmão Obaluiê e de
Oxóssi, é a divindade dos que trabalham ou utilizam o ferro.
Manifesta-se como um guerreiro que dança com a espada. Seu dia da
semana é terça-feira, e suas contas são azul-escuras. Recebe
sacrifícios de bodes e galos e gosta de inhame assado com azeite. É
sincretizado com santo Antônio, na Bahia, e com são Jorge, no Rio de
Janeiro. Seu grito de saudação é "Ogum iê!".
c) "Oxóssi é o deus dos caçadores, muito popular na Bahia. Recebe
sacrifícios de porcos e bodes. Sua comida é axoxô (milho branco cozido
com lascas de coco). Corresponde na Bahia a são Jorge e no Rio de
Janeiro a são Sebastião. Seu grito de saudação é "Okê arô!"
d) "Omolu, ou Obaluaiê, é a divindade das doenças contagiosas. Recebe
sacrifícios de bodes e porcos. Gosta de pipoca e aberém (massa de
milho branco assado em folhas de bananeira). Identifica-se com são
Lázaro e são Roque. Sua saudação é "Atotô!".
e) "Oxumaré é a cobra e o arco-íris, e simboliza a riqueza e o
dinamismo dos movimentos. É sincretizado em são Bartolomeu. Recebe
homenagens especiais no dia 24 de agosto, o seu dia. Usa colares de
búzios enfiados em forma de escamas de cobra, e come guguru (mistura
de feijão fradinho com milho, cebola, azeite e camarão) e caruru sem
caroços de quiabo. Recebe sacrifícios de galos. Quando dança, leva na
mão uma cobra de ferro. Sua saudação é "Aô boboi!".
f) "Iemanjá é a divindade associada à água salgada no Brasil, mas na
África apenas ao rio Ogum (que não tem nenhuma relação com o orixá
Ogum). É a mãe dos outros orixás. Geralmente é representada sob a
forma de sereia: cabeça, tronco e busto femininos e apêndice caudal de
peixe. Sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, das Candeias, do
Carmo ou da Piedade, recebe oferendas rituais levadas ao mar por
embarcações. Seus alimentos sagrados são o pombo, a canjica, o galo e
o bode castrado, e o seu dia da semana é sabado. Dança vestida de
azul, imitando o movimento das ondas do mar. Festejada na Bahia em 2
de fevereiro, e em 31 de dezembro, no Rio de Janeiro. Sua saudação é
"Odô-iá!".
g) "Xangô é a divindade que domina trovões, raios e tempestades,
simbolizada por machados de pedra num alguidar de madeira. É
sincretizado em são Jerônimo. Recebe sacrifícios de carneiros, galos e
cágados. Come amalá (quiabo com camarão ou carne) e begiri (quiabo com
azeite, camarão, inhame, sal e cebola). A saudação que se dirige a ele
é "Kawô kabiecilê!".
h) "Iansã, uma das esposas de Xangô, é o orixá dos ventos e das
tempestades. É sincretizada com santa Bárbara. Recebe sacrifícios de
cabras, dança com mímica guerreira, e come acarajé. Sua saudação é
"Epa hei!".
i) "Oxum, também mulher de xangô, representa na Bahia a água doce. É
sincretizada com Nossa Senhora das Candeias. Come mulucu (feijão
fradinho com cebola, sal e camarão) e adum (fubá de milho com mel e
aceite). Sua dança é faceira, mas ocasionalmente também belicosa É
saudada com o grito "Ora Iêiê ô!".
j) "Obá, a mais velha das três mulheres de Xangô, é a divindade ligada
ao rio Obá, na Nigéria. Raramente aparece no candomblé, mas quando o
faz quase sempre briga com sua rival Oxum. Come cabra e galinha
d'angola".
k) "Oxalá, ou Obatalá, é a divindade que preside a procriação. Aceita
sacrifícios de pombas, cabras e galinhas. É saudada com o grito
"Êpa-babá" e sincretizado na Bahia, com o Senhor do Bonfim".
l) "Erê é um orixá filho de Xangô. Manifesta-se por meio de linguagem
infantil e se comporta como criança".
Como se vê, Candomblé nada tem a ver com Cristianismo. O deus-orixá,
de múltiplas faces e nomes, não é o nosso Deus. A alegação de que Deus
está em toda parte, todos são filhos de Deus, que Deus ama a todos, e
por isso devemos nos aproximar dos cultos afro-brasileiros, é, no
mínimo, ingênua. Todavia, não acredito que o namoro do Catolicismo com
o Candomblé dê em casamento. A decisão de abraçar, acolher, acomodar o
Candomblé dentro dos templos católicos seria um tremendo desacerto.
O Candomblé lida com demônios; a finalidade de seus rituais é agradar
aos orixás com oferendas e sacrifícios; as saudações são dirigidas aos
demônios; os cânticos expressam homenagens aos demônios; nos rituais
de iniciação as filhas-de-santo são obrigadas a beber sangue podre; a
entregar seus corpos para serem possuídos pelos demônios; a obedecer
cegamente ao pai-de-santo, etc. E mais: nas festas do Candomblé todas
as filhas-de-santo recebem (incorporam, ficam possuídas) seus
respectivos espíritos-guias. Este não é o lugar apropriado para um
filho de Deus, um crente em Jesus, um cristão verdadeiro. Candomblé e
Cristianismo são irreconciliáveis.
Os espíritas devem ser amados e evangelizados. Mas para isso não
precisamos tocar seus atabaques, comer suas iguarias contaminadas e
cantar seus hinos satânicos. Não precisamos ir aos quintos dos
infernos para evangelizar a Satanás. Não existe e nunca existirá
conciliação entre as trevas e a luz: "Que sociedade tem a justiça com
a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso
tem o templo de Deus com os ídolos? Pelo que saí do meio deles, e
apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos
receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e
filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" (2 Coríntios 6.14-18).
Uma coisa é certa: a Igreja do Senhor Jesus, assim entendido o Corpo
de Cristo, não come, nunca comeu e jamais comerá das mãos dos Orixás,
do Exu, do Pomba-gira, do Preto-Velho, de Iemanjá ou de qualquer
demônio. Jamais nos alegraremos com os cânticos de louvor a Satanás;
nossos templos estarão sempre fechados a qualquer prática espírita,
seja do Candomblé, da Umbanda ou Quimbanda. Mas estaremos sempre de
braços abertos para receber homens e mulheres oriundos de qualquer
seita, para lhes dizer que só em Jesus Cristo há salvação, "porque em
nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro
nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos"
(Atos 4.12).
A Igreja se manterá distante dessas práticas satânicas. Não só
distante mas sempre pronta para combatê-las com a espada do Espírito,
que é a Palavra de Deus.

Pr Airton Evangelista da Costa
Assembléia de Deus Palavra da Verdade, em Aquiraz - CE

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