Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Igreja da Cientologia investigada por tráfico de pessoas nos Estados Unidos

A instituição, de origem americana, é acusada de aprisionar e silenciar dissidentes. Há alegações de espancamento, trabalhos forçados e da existência de “campos punitivos de reeducação”.
A Igreja da Cientologia está a ser investigada por agentes do FBI, que desconfiam que a instituição maltrata os seus fiéis, sobretudo aqueles que manifestam ideias contrárias às da hierarquia ou procuram abandonar a religião.
A investigação, que é negada pela igreja e que não foi confirmada pelo FBI, foi revelada pelo jornalista Lawrence Wright, vencedor de um Pullitzer e reputado no mundo do jornalismo de investigação.
Segundo Wright, a Igreja da Cientologia está a ser investigada por agentes especializados em tráfico de pessoas. A investigação, que abrange a sede da igreja, localizada no deserto da California, não terá passado pela delegação do FBI daquele Estado, por receio de que este estivesse infiltrado pela igreja.
Wright falou ainda com vários dissidentes da religião, que terão relatado práticas abusivas da igreja para com pessoas que procuravam abandonar a fé ou mesmo a sede. Entre essas práticas, inclui-se o aprisionamento numa área a que se chamava “o buraco”, onde eram obrigados a confessar os seus erros e a lutar pelo seu direito de permanecer na base.
Há ainda alegações de espancamento, trabalhos forçados e da existência de “campos punitivos de reeducação”.
Embora o tráfico de pessoas seja entendido normalmente como referente a casos de prostituição forçada ou imigração ilegal, os abusos psicológicos e o aprisionamento contra a vontade também se enquadram nesta categoria.
A Igreja da Cientologia foi fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard. Conta com várias figuras públicas entre os seus mais destacados membros, como, por exemplo, Tom Cruise e John Travolta. É actualmente liderado por David Miscavige.
A igreja rejeita todas estas acusações e alega que não passam de vinganças de ex-membros rancorosos.

Do Notícias Cristãs

Related Posts with Thumbnails